domingo, 12 de abril de 2009

O significado da Páscoa

Estamos tão imersos na nossa realidade insana, correria do dia a dia, compromissos, trabalho, cuidar das contas, das coisas de casa, dos relacionamentos, que acabamos esquecendo o real valor e significado das coisas que celebramos todos os anos.

Eu me peguei na semana passada me questionando o que realmente era celebrado na Páscoa. Lembrava vagamente algo sobre vida nova, mas não lembrava o por que. Claro que lembrava também da Ressurreição de Jesus Cristo, mas sabia que havia um significado alem, que ja era celebrado antes de Cristo.

Então, para os que, como eu, estão em busca de saber o real motivo das coisas. Para os que questionam o por que de celebrarmos algo e que não o fazem só porque todo mundo faz, vai uma pequena sinopse sobre o que é a Páscoa.


Do hebreu Pessach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


Para os cristãos, a Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus Cristo (vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação.


Ha registros encontrados por historiadores que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


Por fim, vale ressaltar que a Páscoa e o Pessach são eventos diferentes que não devem ser confundidos. Assumir o nome de Páscoa, que seria a tradução original de Pessach, para os eventos da Páscoa cristã, é algo razoavelmente confuso, que pode ter sido feito intencionalmente com a finalidade de substituir um grande evento da religião judaica por outro grande evento da religião católica. O que acontece é que a morte de Cristo acontece em 14 de Nissan, dia do início de Pessach. A última ceia de Cristo teria sido um Seder de Pessach.


Nenhum comentário:

Postar um comentário