quarta-feira, 8 de abril de 2009

TAG - Arte urbana exposta no Grand Palais de Paris

"O grafite é uma arte efêmera. Quis fazer uma coletânea de obras e protegê-las do tempo"

Alain-Dominique Gallizia

Pela primeira vez uma exposição de grafites é realizada em um dos mais importantes museus da França. 300 obras de 150 grafiteiros dos quatro cantos do mundo (inclusive Brasil) são expostas em uma galeria do Grand Palais em Paris.

Durante 3 anos o arquiteto francês Alain-Dominique Gallizia pediu a grafiteiros do mundo todo para criar obras sobre o tema AMOR, sempre nos formatos de duas telas de 60cm de altura por 1.80 metros de largura cada.

A mostra TAG (que significa grafite em francês) exibe os trabalhos que integram a coleção do arquiteto.

A coleção reúne os maiores nomes da arte do grafite, desde os fundadores do movimento, há 40 anos, em Nova York, a artistas contemporâneos de variados países como o Irã, China, Brasil, Islândia e do continente africano.

Para os que pensam que é uma quebra de paradigmas grafites expostos em um monumento histórico, símbolo do patrimônio francês, vale lembrar dos tempos de vanguarda do Grand Palais, no inicio do seculo XX.

A exposiçao apresenta artistas emblemáticos do universo do grafite, a maioria americanos, hoje com 50 ou 60 anos de idade. Entre eles, Toxic, que foi amigo de Jean-Michel Basquiat (famoso grafiteiro nascido no Haiti que se tornou artista plástico), o também americano Seen, pioneiro do movimento, além de Rammellzee.

A mostra TAG fica em cartaz no Grand Palais, em Paris, até o dia 26 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário