sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Nova expo no museu Werkbund em Berlin

Adoro essas coisas! Exposições em grandes museus de objetos cotidianos, considerados "trash" por serem de muito mau gosto. A conceituação por trás disso? Uma crítica ao excesso de consumo e para jogar a grande questão no ar "O que é de bom gosto hoje em dia?".

O nome da mostra é "Böse Dinge" (algo como Objetos maus?) e o seu acervo conta com itens como porta celulares em forma de caveira, pen drive no formato de um polegar decepado, entre outras coisas de gosto questionável.

A exposição tem atraído muitos críticos e a mídia, pois tem levado à debate, em eventos paralelos realizados por designers, a importância do kitsch e sua definição no mundo atual.

E na onda da interatividade, comum em museus nos dias de hoje para poder atrair mais público, o legal desta mostra (e seu ponto alto), será o dia em que os visitantes podem levar coisas de mau gosto ao museu, que serão destruídas em público!

O curioso é que não é a primeira vez que ocorre uma mostra do gênero. Em 1909, houve uma exposição de "erros no design de produtos" em um museu no sul da Alemanha. Claro que hoje em dia não é possível definir o que é "erro" devido a pluralidade de de estilos existentes, no entanto ainda existem alguns critérios que caracterizam mau gosto, como por exemplo o exagero de cores (particularmente eu discordo deste critério, dependendo da concepção da obra, o excesso de cores pode ser um grande acerto! Vejam como exemplo os Expressionistas!)

O museu Werkbund é um dos principais na Alemanha, de grande prestígio e a exposição, que tem o subtítulo de "Enciclopédia do Mau Gosto", fica em cartaz até 11 janeiro de 2010.

O desejo de chocar o espectador também é um limiar para o mau gosto.


Artigo que acompanha a tecnologia dos dias de hoje.

Um comentário: